Duplicação das verbas dos apoios às artes para o quadriénio 2023-2026
Em 2023, o Orçamento do Estado concretizou um aumento de 114% no financiamento às Artes para o próximo quadriénio. Além desta medida, na apresentação do Orçamento do Estado para 2022, foi anunciado um aumento de 18% nos apoios às Artes relativamente ao ciclo anterior.
Circulação pelo país da Coleção de Arte Contemporânea do Estado
A implementação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) continua a avançar. No total, 66 espaços e equipamentos espalhados por todo o país vão aderir à RPAC, que terá como objetivo congregar instituições dispersas territorialmente, estabelecendo sinergias entre espaços expositivos, colecionadores, programadores, curadores e artistas visuais. Ainda na ótica de aproximar os atores culturais de todo o país, iniciou-se o périplo nacional da Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
Aquisição de obras de arte para as coleções dos museus e palácios nacionais
Criação da Comissão para a Aquisição de Obras de Arte para os Museus e Palácios Nacionais, que tem por objetivo permitir que o Estado tenha disponibilidade financeira mais imediata para adquirir peças fundamentais para o enriquecimento e a valorização das coleções nacionais.