Aumento do investimento em Defesa reforça papel de Portugal
O Orçamento do Estado para 2023 integra o maior orçamento para a área da Defesa desde 2010. Foi aprovada a proposta de Lei de Programação Militar com o valor mais elevado de sempre, assim como uma Lei de Infraestruturas Militares que prossegue a tendência de crescimento no investimento das infraestruturas. Com estes investimentos, Portugal reforça o seu papel e salvaguarda os seus compromissos na segurança internacional.
Colocar as pessoas primeiro e apostar na profissionalização e na igualdade
Estamos a reconhecer e valorizar a centralidade das pessoas para a construção das Forças Armadas do futuro e daqueles que combateram no passado, através da promoção dos espaços de diálogo e preservação de memórias e implementando medidas dirigidas à profissionalização e à formação. Foi lançado o Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade, avançou-se com a revisão do Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar e com a criação dos Quadros Permanentes de Praças no Exército e na Força Aérea.
Uma nova dinâmica para o setor industrial da Defesa
Prossecução da consolidação do papel do Estado na gestão eficiente das participações públicas. Prosseguiu-se com o rejuvenescimento do Arsenal do Alfeite, através da concretização da Academia do Arsenal. Foram preparadas as bases para lançar, em 2023, um novo ciclo para a Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID), imprimindo uma nova dinâmica do setor industrial da defesa, com a revisão da Estratégia da BTID.